B R A S I L
 
     
   
  Estado:
São Paulo
   
 
Selecione outro estado:
   
São José do Rio Preto
 
 
Quem faz História no Brasil
   
  Digite o nome da pessoa que deseja localizar:    
 
Brasil
 
Tancredo Neves
 
Advogado e empresário, Tancredo de Almeida Neves foi eleito presidente do Brasil pelo Colégio Eleitoral em 15 de janeiro de 1985 - não tomou posse. Foi primeiro-ministro do Brasil de 8 de setembro de 1961 a 12 de julho de 1962 (no governo de João Goulart); ministro da Justiça de 26 de junho de 1953 a 24 de agosto de 1954 e de 8 de setembro a 12 de outubro de 1961; ministro da Fazenda de 23 de março a 9 de maio de 1962; governador de Minas Gerais de 15 de março de 1983 a 14 de agosto de 1984. Senador eleito em 1978. Foi um dos principais lideres da Campanha das Diretas-Já. Membro da Academia Mineira de Letras a partir de 24 de fevereiro de 1983. Uma cidade na Bahia, o aeroporto de Confins e o Centro Administrativo do governo estadual de Minas, em Belo Horizonte, levam o seu nome. Em 2013 foi lançado o Memorial Tancredo Neves, no Panteão da Pátria, localizado na Praça dos Três Poderes, em Brasília; e em 1990, foi instalado em São João del-Rei, o Memorial Presidente Tancredo Neves, mantido pela Fundação Presidente Tancredo Neves.
 
 
     
Nascimento:
› São João Del Rei
MG
Data nasc.: 4/3/1910
Falecimento:
São Paulo
SP
Data falec.: 21/4/1985
 
Tomé de Sousa
 
Militar português, foi nomeado em 7 de janeiro de 1549, governador-geral do Brasil, com a unificação das Capitanias Hereditárias, promovida pelo rei João III. A expedição do primeiro governador chegou ao Brasil em 29 de março de 1549, com ordens para fundar uma cidade para abrigar a sede da administração colonial. O local escolhido foi a Baía de Todos os Santos e a cidade foi chamada de São Salvador da Baía de Todos os Santos. As tarefas de Tomé de Sousa eram tornar efetiva a guarda da costa, auxiliar os donatários, organizar a ordem política e jurídica na colônia; organizou a vida municipal, e sobretudo a produção açucareira: distribuiu terras e mandou abrir estradas, além de fazer construir um estaleiro. Centralizou a administração colonial, subordinando as capitanias a um só governador-geral, tornando mais rápido o processo de colonização. Em 1548, elaborou-se o Regimento do Governador-Geral, que regulamentava o trabalho do governador e de seus principais auxiliares - o ouvidor-mor (Justiça), o provedor-mor (Fazenda) e o capitão-mor (Defesa). O governador também trouxe ao Brasil os primeiros missionários católicos, da Ordem dos Jesuítas, sob o comando do padre Manuel da Nóbrega. Por ordens suas, ainda, foram introduzidas na colônia as primeiras cabeças de gado, de novilhos levados de Cabo Verde. Ao chegar à Bahia, Tomé de Sousa encontrou o velho Arraial do Pereira com seus moradores, e mudaram o nome do local para Vila Velha. Também moravam nos arredores o náufrago Diogo Álvares "Caramuru" e sua esposa Paraguaçu (batizada como Catarina), perto da capela de Nossa Senhora das Graças (hoje o bairro da Graça, em Salvador). Consta que Tomé de Sousa teria pessoalmente ajudado a construir as casas e a carregar pedras e madeiras para construção da capela de Nossa Senhora da Conceição da Praia, uma das primeiras igrejas erguidas no Brasil. Ele visitou as capitanias do sul do Brasil, e, em 1553, criou a Vila de Santo André da Borda do Campo, transferida em 1560 para o Pátio do Colégio dando origem à cidade de São Paulo. Foi comendador de Rates e de Arruda, em Portugal.
 
Nascimento:
Rates
Portugal
Data nasc.: ?/?/1503
Falecimento:
Rates
Portugal
Data falec.: ?/?/1579
 
Trajano Augusto de Carvalho
 
Engenheiro e inventor brasileiro, nomeado em 1872 diretor de Construções Navais do Arsena Real da Marinha, onde começou sua vida profissional em 1848 como operário. Fez viagens a Europa e onde desenvolveu um novo formato de carena de navios que proporcionava menor resistência ao deslocamento e, conseqüentemente, maior velocidade e economia de combustível, patenteada na Europa como nome de "carena trajano".
 
 
     
Nascimento:
› Florianópolis
SC
Data nasc.: ?/?/1830
Falecimento:
Florianópolis
SC
Data falec.: ?/?/1868
 
Página 1 de 1
Primeira | Anterior | 1 | Próxima | Última 
   
 
©2001/2010 » Todos os Direitos Reservados - www.quemfazhistoria.com.br
Todo material publicado neste sitepertence a www.quemfazhistoria.com.br ou é utilizado com a expressa permissão de seus autores
Site desenvolvido por
Personal Comp